O Stress faz parte da vida de qualquer uma de nós, isso é certo. Mas existem sempre algumas dicas ou truques para evitar mante-lo na sua vida. São os conflitos de casal, os desafios profissionais, o ritmo de vida agitado, as dúvidas em relação ao futuro.. Tudo faz com que o nível de stress dispare e seja necessário colocar o pé no travão para manter a calma na vida de forma a manter tudo tranqüilo.
Quando enfrenta uma situação nova, que implica dificuldade ou ansiedade, o seu corpo e mente preparam-se para lutar ou fugir, libertando adrenalina e outras hormonais que aguçam os sentidos e lhe dão mais energia, resistência e força. O seu coração bate mais depressa, a sua respiração acelera, os seus músculos ficam tensos, etc. Esta reação é um mecanismo saudável e natural para se adaptar à mudança, mas quando este se torna constante ou intenso, diminui a sua qualidade de vida e prova um desgaste contínuo do organismo, mente e emoções.
Mais realismo = Menos angústia
É freqüente exigir a si mesma mais do que pode, sabe (ou até precisa) de fazer: define objetivos que estão fora do seu alcance, por falta de tempo, capacidade ou recursos para concretizá-los com sucesso.
Para além de definir metas realistas de acordo com as suas possibilidades, deve programar as suas atividades nu período de tempo razoável e as prioridades de acordo com o momento. Assim conseguirá levar a cabo aquilo a que se propõe e deixará de sentir que nunca consegue nada e que está descontrolada.
Seja Fiel a Si Mesma
Permite que a condicionem, aceita os modelos impostos pela família e pela sociedade, obriga-se a fazer coisas que não deseja, é condescendente nas relações afetiva e de trabalho, e faz tudo sem nunca recusar nada.
Pergunte a si mesma se as suas ações ou decisões correspondem aos seus desejos e necessidades, e não aos dos outros. Se não for assim, modifique essas ações. Estabeleça os seus limites. Aprenda a dizer “não”, de forma educada (claro), simples e clara. Desta forma, livrar-se-á de uma fonte de stress e fortalecerá a sua auto-estima.
Ocupe-se em vez de se preocupar
O adiamento constante não só cria uma lista angustiante de “coisas para fazer”, como acumula toxinas psicológicas, que lhe roubam perspicácia e acabam por diminuir a sua energia e capacidade intelectual.
Para relaxar, tente resolver o quanto antes tudo o que mais a preocupa e deixe tensa, e tudo aquilo em que sabe que deve investir mais energia. Um truque para consegui-lo consiste em viver “aqui e agora”, com todas as suas dificuldades e adversidades, mas também com o gozo de resolvê-las e superá-las no momento, desfrutando a passagem de cada minuto.
É uma forma saudável de se pensar e agir com a qual descobrirá que a ansiada calma não está assim tão longe.
É uma forma saudável de se pensar e agir com a qual descobrirá que a ansiada calma não está assim tão longe.
0 comentários:
Postar um comentário